Fiquei deprimida!!

E desta vez é a serio.
Eu tenho um habito estranho. Quando vejo um casal gosto de avaliar o seu índice de felicidade. Pelos gestos, pela maneira como falam um com o outro, pelo olhar de ambos quando se olham, e acima de tudo pela cumplicidade.
É certo que fazia disto uma brincadeira, mas agora é um coisa que faço quase sem pensar.
Hoje assisti de perto a uma situação dessas. E assustou-me bastante!
Ar de família feliz é coisa que ali não havia. Quase que podia apostar que a única coisa que os faz estar juntos, é a filha - ainda pequena, e a falta de coragem para mudar de vida.
Costumo falar muito nisto com a nossa conselheira.
Assusta-me ver as pessoas a acomodarem-se, a deixar de pensar em si, a viverem sem pensar que as coisas podiam ser diferentes ou até mesmo a lutar contra uma coisa que já não tem salvação.
Passei o jantar todo a pensar nisso e a observar. Não havia ali nada... Aquela química que muitos casais tem, a cumplicidade, o carinho... nada!!
Para onde foi tudo? Para onde foi a paixão do tempo em que namoravam? Para onde foi o entusiasmo do casamento? Para onde foi a relação bonita que existiu?
Qual será o objectivo de vida, vivendo apenas para a filha, sem pensar minimamente neles?
Tudo bem que os filhos são importantes, mas há uma vida para além disso... Uma vida que um dia terá um fim. Uma vida que quando derem por ela, já passou e dela só irão tirar uma conclusão:
Se tivessem tido coragem para mudar, ambos teriam lutado pela felicidade, juntos ou separados... e quem sabe não a teriam encontrado???




Isto assusta-me!

6 Comentários:

Jorge disse...

Até podem vir a ser felizes juntos...
Eu vejo os meus pais... admito que em novos nem se davam nada bem, mas graças a nós, "filhos", e ao casamento, eles agora são felizes!
E é raro ver casais felizes aos 28 anos de casamento...
Se não houvesse o casamento, cada um tinha ido pró seu lado, provavelmente ainda hoje andavam a saltar de relações em relações, em busca de um amor que dificilmente conseguiriam...

Anónimo disse...

Não concordo contigo Jorge... Acho mais difícil encontrares um casal feliz com poucos anos de casamento do que com muitos anos.

As mentalidades de hoje em dia já não são o que eram. Cada vez mais se pensa na felicidade própria e não na do casal.

Digo-te isto porque praticamente todos os dias a minha mãe vê pedidos de divórcios de casamentos recentes, e a tendência não se vai inverter...

Nos dias de hoje já não é uma filha que prende ninguém. Isso era antigamente e nos filmes :p

Anónimo disse...

Ah, outra coisa...
Por mais que "tu" gostes de alguém, há alturas na vida em que te poderás aperceber que aquela pessoa não é a tua "alma gémea"...

Gostar não é o suficiente e o amor não surge ao fim do primeiro mês de namoro. É preciso dar tempo ao tempo (cliché eu sei, mas é verdade!)

Jorge disse...

Vocês quando se referem ao casamento referem-se só aquelas assinaturas no papel... e não no acto religioso e no compromisso.
Achas dificil encontrares um casal feliz com poucos anos de casamento e mais fácil encontrar um casal feliz com muitos anos de casamento? Então o casamento vale a pena, não?
Dizes que um filho não prende ninguém? Prende e muito... mais que o casamento aliás... Quem é o pai ou a mãe que não pensa primeiro nos filhos?
Claro que há divórcios, claro que há separações apesar dos filhos... mas se não houver algo que nos prenda, torna-se muito mais fácil desistir de uma relação... O compromisso e a responsabilidade, é o que nos faz passar de um simples namoro para uma relação mais séria.
Mas pronto, são opiniões e respeito a tua Nike ;)

O Meu Mundo disse...

Concordo ctg Claudinha...tb me assusta! Penso nisso constantemente! :/

Anónimo disse...

Assim como tu disseste , que são opiniões e respeitas a minha, eu respeito a tua, mas não concordo!

A partir do momento em que deixa de haver amor, o casamento deixa de fazer sentido, não é por eu ter um filho com uma pessoa que vou ter de estar com ela só por causa do filho.
O filho não tem culpa nenhuma, mas vai continuar a ser amado pelos dois...

"Achas dificil encontrares um casal feliz com poucos anos de casamento e mais fácil encontrar um casal feliz com muitos anos de casamento? Então o casamento vale a pena, não?" -> A mentalidade de outrora é que faz haver casamentos que duram tantos anos! Para muitas mentalidades o divorcio
e tipo pecado, então mais vale serem infelizes que pecadores. Os casos a que te referes são precisamente esses, e hoje em dia cada vez há menos...

Antigamente também havia aquelas pessoas que casavam so por terem um filho, e achas que isso era certo? Teres que casar à força?

Ah, uma curiosidade, agora para te casares pelo civil já não é preciso assinares papel nenhum :p