O que é o sentimendo para mim...

Eis uma questão bem mais complexa do que parece... O sentimento é o resultado em nós do culminar de emoções que nos invadem perante determinada situação ou por determinado ser. Será isto?
Os sentimentos podem ser positivos e negativos, e sei que temos imensa tendência para os confudir. Temos enraizados na nossa sociedade, valores em relação aos sentimentos, que são verdeiros venenos para a busca da felicidade. A confusão mais evidente que fazemos é entre o Amor e o Apego. Primeiro achamos que o amor é o que sentimos pelos nossos entes queridos e que só por eles o podemos sentir. Depois tendemos a considerar que isso que sentimos nos dá a legitimidade para achar que aquelas pessoas têm quase que a obrigação de nos fazerem felizes, conforme nós próprios entendemos que isso se deva passar. São comuns as frases: "não ME dás atenção", "EU preciso de ti", "não vista isso ou aquilo que EU não gosto" etc, etc. Ora, vendo assim de fora o que parece é que isso de amarmos as pessoas faz delas objecto da nossa própria felicidade e pouco mais.
Mas isto são umas ideias estranhas que tenho. Sei que, pelo menos para mim, as coisas começam a funcionar de outra maneira: se por exemplo 'ele' não me dá a atenção que acho que mereço, cabe-me a mim escolher se quero isso assim para mim ou não. Não iria forçar para que 'ele' tivesse obrigatoriamente que me dar atenção. Estão a ver a ideia? O que me faz feliz são as atitudes espontâneas, a vontade pura de estar perto, de partilhar, etc. Quem não quer realmente estar é melhor que não esteja, quem não quer realmente dar é melhor que não dê e por aí fora. Acho que todos devíamos ter este grau de exigência e pararmos de nos contentar com isso de 'ele ou ela' fazerem assim e assado só para nos agradar. É não só uma forma de estar pouco exigente, como é, ironicamente, muito egoísta.

Os sentimentos podem ser trabalhados em nós, de modo que se tornem positivos para nós e em consequência para os que nos rodeiam e a quem mais quisermos estender o seu âmbito de incidência.

---------------------------------------

P.S.: Não sei se terei respondido ao pretendido, Marquito, mas foi o que me saiu :) e gostei de escrever sobre isto, apesar de ter vontade de dizer muito mais. Ah! e desculpa o atraso :D

3 Comentários:

Marco Guerra disse...

Bem que eide dizer do que aqui leio? sendo um tema dado por mim tema esse que me surgiu assim do nada após ter penssado em tantos outros...

Pétalazinha deste um desenvolvimento ao tema que ate fiquei sem saber o que dizer :)
esta esclarecedor passaste nestas palavras o que significa sentimento para ti e para mais pessoas (falo em parte por mim)

Quero-te dar os parabens por estas palavras :)
Beijinho´
Obigada pro teres gostado do tema :)

Anónimo disse...

Como disse no ESE de domingo, gostei do post ;)

Raio de Sol disse...

Só hj é q tive tempo para ler isto.
E... cheguei ao fim de boca aberta!
Maravilhoso Pétala!
Adorei*